Nietzsche e o livre arbítrio

26/08/2022 19:01

 

“Pessoalmente, eu simplesmente diria que isso quer dizer que livre arbítrio não existe e colocaria o assunto de lado. Eu me sinto encorajada a isso porque livre arbítrio é uma ideia inconsistente, já que muitas pessoas mais sábias do que eu, já apontaram isto antes. Para que seu arbítrio seja livre, não pode ser causado por nada mais. Mas se não foi causado por nada – se for uma “causa incausada”, como o coloca Friedrich Nietzsche – então seu arbítrio não foi causado por você, independentemente daquilo que você considera como sendo ‘você’. Como resume Nietzsche, trata-se ‘da melhor autocontradição jamais concebida’. Eu concordo com Nietzsche.”

 

Sabine Hossenfelder, Existential Physics: a scientist´s guide to life biggest questions (Física existencial: um guia científico para as maiores questões da vida – sem tradução em português. Tradução de Ricardo E. Rose)