Lado sombrio da meritocracia

23/02/2022 12:52

 

“A meritocracia diz que na medida em que as possibilidades sejam iguais, os ganhadores merecem suas conquistas. Este é um princípio atraente em muitos sentidos, especialmente se a alternativa é o favoritismo, o nepotismo, o clientelismo e o privilégio hereditário. A meritocracia parecia uma alternativa libertadora em comparação a esses sistemas de atribuição de recompensas e papéis sociais.

Mas a meritocracia tem um lado sombrio. Cria hierarquias que surgem da forma como definimos o mérito em uma sociedade impulsionada pelo mercado. Gera arrogância entre os ganhadores, e humilhação e desmoralização entre os que ficam para trás. Dizem: “Você teve a oportunidade de competir e ficou aquém. Sendo assim, seu fracasso é culpa sua’. Essa tendência das elites em menosprezar aqueles que não triunfaram gera os ressentimentos que levaram à eleição de figuras como Trump.”

 

A meritocracia tem um lado sombrio, entrevista com Michael Sandel, filósofo e professor, pulicada na revista IHU Unisinos em 23/02/2022