Construção do "eu"

17/05/2022 15:42

 

“Historiadores e críticos literários insistem através desse tipo de narrativa, de que o eu é cultural e ideologicamente construído. Eles geralmente concordam que o “eu” é construído a partir de um interesse pela alteridade , mas raramente especificam como e por que a relação entre “eu” e o “outro” é construída do jeito que é. Até o filósofo Jacques Derrida, que contribuiu significativamente para a nossa compreensão da natureza construída da realidade, e o historiador Michel Foucault, que tem demonstrado até que ponto as ideias são construções de discursos de poder, têm sido menos bem sucedidos em ajudar a explicar por que e como estes conceitos são construídos do jeito que são.“

 

Carolyn J. Dean, O “eu” e seus prazeres (The Self and its pleasures)